terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Arch Origamic Jumbo"

Os primeiros projetos construídos foram o Arch Origamic Jumbo Orange, na Kobe Village Art Center em Hyogo, que é um complexo cultural e Arch Origamic Jumbo White, em Jacarta na Indonésia e Pescara na Itália. Desde 2005, a tenda foi construída e exposta em vários concursos de arte, como "CP Bienal 2005 Pescara" ou "Les Matadouros des Transculturelles Casablanca." E ainda exposto na 27ª Bienal de São Paulo, em 2006. O projeto é criação do Atelier Bow-Wow, fundado em 1992, pelos arquitetos Yoshiharu Tsukamoto e Kaijima Momoyo.
O papel é muito comum no Japão e usado de diversas maneiras, como o bambu por exemplo, sua utilização interage com a preferência japonesa pelo uso de materiais naturais nas moradias. A fabricação é simples, um grupo grande de pessoas pode fazer, sem utilizar grandes ferramentas e tecnologias, somente é necessário conhecer as técnicas do origami. Os arquitetos criadores do projeto, não se preocupam com a ornamentação, em formas muito elaboradas ou alta tecnologia, se preocupam mais com a estrutura, materiais simples, criando novidades e explorando a reelaboração do que já existe.
O Origami Arch Jumbo é constituído de papel, portanto maleável, que permite ser moldado com facilidade. São grandes tiras dobradas segundo a técnica de origami Miura, dobragem rígida que tem sido usada para levar para o espaço, grandes painéis de dobraduras. O objeto, sob o aspecto plástico, constitui uma espécie de túnel circular. O arco é feito de tiras de papel, dobráveis.
O pavilhão pode servir como abrigo, muito útil em ocasiões pós-catástrofes naturais, frequentes no Japão. Crianças, mulheres e idosos podem fazer o arco com tranqüilidade. Apesar de ser leve, o material é revestido e impermeável.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário