terça-feira, 9 de novembro de 2010

Disse que me disse: Brasileirinho

Criado pelo design brasileiro Fernando Brandão, o pavilhão brasileiro na Exposição Universal de Xangai, na China, é um volume verde e amarelo, constituído por peças de madeira pinus intercaladas aleatoriamente. Uma das finalidades de seu trabalho era dar identidade a um galpão existente, de perfil industrial, volumetria ortogonal e proporção horizontalizada, alugado pelo Brasil.
“Então, saí em busca do gesto”, revela Brandão, para quem são bem-sucedidos os países que criam uma marca para o evento, como a sua: um “Brasil de braços abertos”, inspirado na silhueta do icônico monumento do Cristo Redentor. Faz parte da apresentação do projeto um completo manual de identidade, também de sua autoria, do qual a arquitetura é uma das expressões.
O material escolhido e a disposição irregular das peças que revestem o pavilhão fazem menção, respectivamente, à brasilidade do design de Fernando e Humberto Campana e ao símbolo da marca proposta.
São oito quilômetros de percurso entre as extremidades da exposição -, assim como à orientação dos organizadores para que se priorizasse o diálogo com o público infantil. A ideia era ir na contramão dos pavilhões austeros, acadêmicos ou elitistas que já representaram o país em exposições mundiais, destaca Brandão.
“O código de obras é rigoroso lá, como em São Paulo, mas conseguimos aprovar projeção da fachada em muito superior aos 30 centímetros permitidos por lei”, relata Brandão, que criou fechamentos com 12 metros de altura e avanço máximo de três metros. Chega a parecer um pavilhão novo, com identidade própria, ele comemora.O volume que recobre o pavilhão é composto por malha irregular de madeira pinus, pintada na cor verde
A curvatura derivada da marca do pavilhão é o elemento de identidade da arquitetura de Fernando Brandão



 
... sobre as cidades brasileiras que sediarão a Copa de 2014
A curvatura derivada da marca do pavilhão é o elemento de
identidade da arquitetura de Fernando Brandão

O volume que recobre o pavilhão é composto por malha irregular de madeira pinus, pintada na cor verde
Um dos temas é o entrecruzamento de raças, característico do Brasil
Um dos temas é o entrecruzamento de raças, característico do Brasil
Através de recursos de manipulação do som e de imagens posicionados em paredes e no piso do pavilhão
Através de recursos de manipulação do som e de imagens posicionados em paredes e no piso do pavilhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário