terça-feira, 30 de novembro de 2010

Protestos...


Raffo
Cansado da sujeira que rola solta pela sua cidade, o artista italiano Raffo criou um trabalho polêmico, por aqueles lados do mundo. Ele expôs o seu último trabalho, a Mona Lisa com sacos de lixo, em Nápoles, Itália. A obra foi criada para chamar a atenção para os problemas de lixo que existem por lá.
Intervenção  Alexandre Orion
Outro exemplo similar, no Brasil, é a intervenção do artista plástico Alexandre Orion, que na madrugada do dia 13 de julho de 2006, começou uma intervenção no túnel que liga a Av. Europa e a Cidade Jardim em São Paulo. Durante dias a intervenção ocorreu por processo de subtração, limpando a fuligem produzida pelos carros que se deposita nas paredes do túnel e produzindo imagens de crânios humanos, nas partes limpas. As imagens nascem da fuligem que fica dando visibilidade a poluição que mata. Há dez anos o artista plástico e designer semeia suas obras de arte nas paredes abandonadas da cidade, nos lugares em que podem serem vistas, são vistas num lampejo.
Durante as madrugadas em que trabalhou na “limpeza” do túnel, foram várias abordagens policiais. Entretanto, não havia crime, ele trabalhava muitos pedaços de pano e máscaras para se proteger, o crime era ambiental: poluição pra ninguém botar defeito. Contudo, o estado não deixou barato, e a maneira de impedir a “limpeza de Orion era limpando.
A intervenção tinha alcançado 160 metros quando a prefeitura fez a limpeza, somente na área dos desenhos, o restante do túnel ficou sujo, o que o artista não esperava. Como a máteria-prima ainda estava lá, ele voltou a provocação no dia 13 de agosto e alcançou, depois de algumas madrugadas 120 metros. A equipe da prefeitura acompanhada da Polícia Militar apareceu para efetuar a limpeza de todo o túnel.
A partir daí, todos os túneis da cidade foram limpos, mas em quatro meses tudo estava sujo de novo. “Melhor do que limpar seria pararmos de poluir”. - Frase de Alexandre Orion (artista plástico).










Nenhum comentário:

Postar um comentário