terça-feira, 9 de novembro de 2010

Disse que me disse: Arquitetura semelhante a Casa do Baile

Implantada em frente a uma praça, a residência no Morumbi foi desenhada por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura. No projeto, o contraste entre a laje curva, as treliças e os painéis de alvenaria revestidos resulta em obra de personalidade própria, contemporânea e de raiz caipira. Nele, a empena azul contrasta com as lajes de concreto.
 O volume da residência é organizado por planos horizontais e verticais. No sentido vertical (que corresponde aos fechamentos), dois grandes painéis de alvenaria e concreto revestidos de massa grossa e caiados de azul foram implantados sobre a linha do limite dos recuos, definindo as aberturas da casa.
Sob a escada, um espelho d’água, paralelo à divisa com os vizinhos, acentua a integração entre interior e exterior. Do outro lado da casa, essa relação é reforçada pelo caixilho piso-teto voltado para o nascente.
Os elementos orgânicos (a laje curva e as treliças) são uma simbiose de imagens diversas, da curva livre de Niemeyer aos caixilhos contínuos de  J. A. Coderch. Já os grandes muros revelam influência de Luis Barragán. No entanto, a maior fonte para a dupla é Lina Bo Bardi (com quem colaboraram), que, assim como Gio Ponti, misturava artesanato com racionalismo europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário