sábado, 4 de dezembro de 2010

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: série vivace

Na nova temporada de concertos 2010, A Orquestra vincula-se a outras manifestações artísticas do Estado e faz uma referência ao patrimônio arquitetônico mineiro. As capas dos programas das séries Allegro e Vivace foram elaboradas a partir de nove desenhos do arquiteto e urbanista Lucio Costa, executados em Diamantina quando ele ainda era um jovem estagiário de passagem pela cidade, importante tanto na produção musical como na produção arquitetônica do período barroco. Deste modo, a Orquestra presta um homenagem ao centenário de fundação do Museu Mineiro.

Outra novidade este ano, é a identificação fisual dos compositores através de selos de várias partes do mundo, cedidos pelo professor Jacques Schwartzman, presidente do conselho Administrativo do Instituto Cultural Filarmônica. No caso de alguns compositores cujos selos não foram localizados, a filarmônica faz uma pequena homenagem, apresentando sua própria versão.

No dia 23 de novembro foi a apresentação da Série Vivace VIII com o regente Fabio Mechetti. O programa trouxe as Obras O Corsário, de Hector Berlioz, na abertura, e posteriormente Concerto para Violoncelo, de Samuel Barber, e Danças Sinfônicas, de Sergei Rachmaninoff. Todas elas bélissimas, embora seja leiga no assunto e conheça nada, pode-se dizer, de música clássica pude perceber traço de sentimentos nas obras. Alumas expressão claramente euforia,tristeza, felicidade e inquietação ou um misto de ambas. Lembrei-me de vários desenhos da Disney, como a orquestra regida pelo Mickey.




Alban Gerhardt
Foi a primeira vez que fui ao Palácio das artes para um evento de música, achei incrível como todas as platéias tem total visibilidade ao palco. Como destaque na orquestra houve a apresentação do solista, o violoncelista Alban Gerhardt, um impressionante instrumentista da nova geração de violoncelistas europeus. Que esbanja talento, simpatia e parece brincar com o instrumento. Percebe-se a paixão com que ele toca, todo seu corpo parece tocar o instrumento e sentir a música. Uma bela apresentação que faz qualquer um admirar o talento e pureza, no sentido de qualidade de cada nota sonora, da música clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário