terça-feira, 21 de setembro de 2010

Disse que me disse: Edifícil Horizontal Skyscraper - Vanke Center

O Edifício Horizontal Skyscraper, criado por Steven Holl, é um complexo com 120.445 m² de área, localizado na cidade de Shenzhen na China.
Apoiado sob 8 pilares, o comprido bloco abriga um conjunto de espaços destinados a escritórios, apartamentos, hotel e até um SPA. Possui apenas 35 m de altura e seu comprimento, aproximadamente 380 metros, equivale à altura do Empire State Building, edifício mais alto de Nova York.  A arquitetura criada evita ainda, que o prédio fique exposto a desastres naturais, como o tsunami, já que o mar fica próximo ao local.
Sua estrutura suspensa propicia uma integração com a paisagem local (mar e montanhas), criando um belo conjunto de piscinas e jardins em sua base. Todo ele apóia-se em um gigantesco pilotis, os acessos, escadas e elevadores ficam localizadas nas estruturas de apoio. Isso faz com que a construção não interfira diretamente no ambiente, propiciando uma sensação quase como se não estivesse ali, em contrapartida a proporção espacial, que ocupa, nos remete a uma construção imponente frente a natureza local. O edifício se destaca como objeto principal para o interesse dos observadores, mas que permite colocar os elementos naturais presentes em foco, tanto em sua parte inferior como nos ponto de observação através da grande quantidade de janelas e do acabamento externo, quase que, completamente em vidro.
O “Arranha céu horizontal”, como é chamado, embora construído recentemente, possui características da arquitetura modernista, difundida por Le Corbusier. O pilotis e seu conjunto botânico, as grandes visadas livres e a integração entre arquitetura e espaço, são elementos que posso citar para tal comparação.